sábado, 6 de dezembro de 2008

COMPORTAMENTO
Traços comportamentais do Westie


O West Highland White Terrier, ou carinhosamente chamado "westie", é um cão extremoso, inteligente, obediente, energético, e ama o seu dono. E por amar o seu dono, e gostar de o acompanhar na rotina da casa, é chamado a “sombra branca”. Mas apesar disso, não solicita demasiada atenção, podendo perfeitamente ficar sozinho por longos períodos de tempo.

Com crianças:
Se existir respeito, da parte das crianças, e isso cabe aos pais ensinar-lhes a respeitar o seu amigo de 4 patas, o westie é um amigo dócil e divertido.


Com estranhos:
Se for habituado desde pequeno com estranhos, não vai haver qualquer problema. Se não, pode receber a pessoa com um sinal, ladrando. Mas se os donos aceitarem a pessoa, ele também a vai aceitar, pode ficar curioso e cheirar durante algum tempo, mas depois deita-se sossegado num canto.

Grau de Actividade:
É um cão activo, mas não é um cão eléctrico. Uma corrida pela casa, é o que basta para o westie fazer o seu exercício físico. Brinca um pouco com os seus brinquedos, e depois sossega, se for estimulado pode ter mais 5 minutos de euforia, voltando a deitar-se, até ser chamado para brincar novamente.Tem um grande instinto de caçador de pequenos roedores. Apesar do seu tamanho, tem um temperamento forte, por isso não é cão de colo. Adora andar com as suas 4 patas bem assentes no chão, para saltar, correr e brincar.

Com outros animais:
Se for habituado desde pequeno, pode conviver amigavelmente. Se for um westie adulto, que não esteja habituado a outros animais, tais como aves e roedores, pode existir algum problema. Com gatos precisa apenas um pequeno período de adaptação. Com outros cães, pode levar algum tempo, se for macho com macho ou fêmea com fêmea. É dotado de uma grande coragem e determinação, não fica intimidado com os cães de grande porte.

Obediência:
Em termos de obediência, o westie tem vontade própria. Para se tornar um adulto bem comportado o dono precisa de ter pulso forte, coerência, e paciência. (Se o treino lhe parecer uma brincadeira, tem melhores resultados). Contudo é muito observador, tem a capacidade de associar e assimilar a causa à consequência.

Grau de destrutividade:
Quando os dentes se estiverem a formar, se lhe oferecer brinquedos para roer, dificilmente o westie irá destruir os móveis ou qualquer objecto da casa. Com um pouco de dedicação da parte dos donos, a educa-lo, tornar-se-á um adulto bem comportado.

Sem comentários: