domingo, 18 de janeiro de 2009

STRIPPING
Corte do Pêlo do Westie

A característica do pêlo do West Higland Hith Terrier, é áspero e duro, e é essa característica que se deve de manter. Os banhos e cortes com a máquina, faz com que o pêlo se torne mole e macio.
Para isso não acontecer, deve-se usar, a técnica do Stripping.

Stripping:
A tradução de Stripping é "arrancar" o pêlo pela raiz. Esta técnica utiliza-se para regenerar o pêlo, e ao arrancá-lo pela raiz, este cresce com textura e pigmentação.
Esta é a ùnica forma de o manter áspero, duro e com a cor original.

Regularidade:
Apesar de se ter de calcular o crescimento e largura do pêlo, a técnica do Stripping faz-se aproximadamente de 2 em 2 meses.

Ferramentas utilizadas:
As ferramentas normalmente utilizadas para a técnica do stripping são, Facas, Super-Coat, Pedra Pomme e Plucking (arrancar o pêlo à mão).

Definição da técnica:
Se o Stripping é regular, utiliza-se a técnica em "camadas", ou seja, arranca-se uma primeira camada de pêlo e deixa-se a outra para a próxima sessão (aproximadamente 40 dias).
Passados esses 40 dias, arranca-se a camada de pêlo que se deixou anteriormente, deixando assim o pêlo novo em crescimento.
Desta forma, temos sempre uma camada recém regenerada, de boa qualidade e com a cor original.
Se estes prazos não forem cumpridos, deve-se de arrancar a maior quantidade de pêlo possível.
Em alguns casos, por vezes temos de recorrer ao uso de tesouras ou até à máquina de tosquia.
Não dê banho ao seu cão antes de fazer o stripping, o pêlo torna-se escorregadio o que vai dificultar a utilização desta técnica.

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá, tudo bem? Meu nome é Marcella e tenho uma westie de 7 meses. Está na hora do stripping, e como gostei muito do corte da sua cadela, gostava de saber onde a levou. Vc pode me indicar?

Planet Westie disse...

Olá Marcella, obrigada pelo comentário está em que zona do país?

Anónimo disse...

Desculpe a demora em responder...
Vivo em Abrantes. E vc?

Margaretty disse...

Desculpe a demora em responder. Vivo em Abrantes . E vc?

Planet Westie disse...

Bem o Stripping é uma técnica de corte de pêlo que se faz nesta raça ajuda a manter o pêlo saudável, livre cheiros e sujidade. Não se deve dar muitos banhos ao westie, apenas passar com a escova consegue manter o cão limpo.
Sou do Algarve, penso que qualquer veterinário faz o corte com esta técnica, não é cortar mas arrancar os pêlos, não é doloroso se for feito desde tenra idade.